EDUCAÇÃO LITERATURA TEATRO MÚSICA MAKING OF CERÂMICA FOTOGRAFIA

Uma vocação, de William-Adolphe Bouguereau.
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_A_Calling_(1896).jpg 16:17hs 3/4/2011








@ Olá alunos! Já estou voltando do Mestrado! Vamos que é bola no gol!!!

Tenho pra vocês um vídeo muito bonitinho! bjitosss! Em 25/07/2012.






HISTÓRIA










CERÂMICA
Cerâmica é a atividade de produzir artefatos cerâmicos. Existem diversos modos de se trabalhar com a cerâmica, porém há as técnicas básica que servem para todo ceramista; como o preparo, a aplicação de engobe, a queima etc.


 
Há basicamente dois grande grupos de cerâmica:
  • A tradicional;
  • A avançada.
Podemos também classificar a cerâmica de acordo com:
  •  O processo de fabricação;
  • A composição química;
  • A origem mineralógica;
  • Método de modelagem; etc...
A cerâmica é umas das mais antigas ocupações, sendo inspiração para diversas e mais variadas culturas em todas as épocas; permitindo também sua aplicação nos mais diversos meios; como o artístico que é a nossa área de estudo.
Que possamos nos permitir o aprendizado desta área tão desafiante, maravilhosa e encantadora.
Foto do site (20/04/10 as 14:55h): http://cm-lagoa.azoresdigital.pt/FileControl/GaleriaMultimedia/Imagem/Ceramica%20Vieira.JPG


Alguns livros de Cerâmica :
(fotos do site: http://www.geolibros.com/ em 20/04/2010 15:17h)

  

Perguntas sobre Cerâmica:
1. Qual a origem da tradição cerâmica desenvolvida no Brasil?res: cerâmica indígena. 
2.Cite caracteríticas da Cerâmica de Santarém-Pa. res: A cerâmica de Santarém-Pa, além de ser decorada com pinturas, caracteriza-se pelos ornamentos em relevo com figuras de animais realistas.
3.Quando foram produzidas as cerãmicas Santarenas-Pa? res: até a chegada dos colonizadores no séc XVII.
4.Dê exemplos de objetos feitos de barro? res: vasos, moringas, urnas, tapa-sexo, panelas, etc...
5.Cite uma técnica para se fazer um objeto cerâmico? res: utilizando a técnica do rolinho ou a técnica de placas.
 
 
 
 
Exército de Qin Shihuang ou Xian
 
Conjunto de 8mil figuras em terracota de solodados, cavalos, arqueiros, oficias; todas em estilo natural; encontradas juntas ao mausoléu do primeiro imperador da China Qin Shihuang 259-210 a.C.
 
 
Mais detalhes no Site:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ex%C3%A9rcito_de_terracota  em 24/04/2010 as 9:15h















MÚSICA


 





MÚSICA BRASIL
Vem da fusão de elementos europeus e africanos (portugueses e pelos escravos).
Portugal foi a principal influências a música brasileira (erudita como a popular) introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmônico, a literatura musical. 
África influenciou a diversidade rítmica e algumas danças e instrumentos, com papel maior no desenvolvimento da música popular e folclórica.
O indígena praticamente não deixou traços seus na corrente principal, salvo em alguns gêneros folclóricos e regionais.
A partir de meados do século XVIII se intensificou o intercâmbio cultural com introdução da ópera italiana e francesa, das danças como a zarzuela, o bolero e habanera de origem espanhola, e das valsas e polcas germânicas, ... adquirindo uma sonoridade caracteristicamente brasileira, consolidada na passagem do século XIX para o século XX (lundu, do choro e do samba).



PREGADOR LUO APOCALIPSE 16 - Árvore de Bons Frutos





Pregador Luo - Ja posso suportar. HQ
GOSPEL- inglês antigo "God-spell", significa good tidings, ou good news, em português, "boas novas”; relacionadas na Bíblia a vinda de Cristo ao Mundo; “Música Gospel" ou evangélica,é a composição que expressa a crença cristã; sendo também uma alternativa ao povo cristão, à música secular; ganhando grande destaque no Brasil; possuie em sua essência e raiz a música cristã negra nos Estados Unidos da América, que inspirou corais modernos, artistas de Rhythm & Blues, e o atual Gospel contemporâneo, etc. Alimenta uma gigantesca indústria multi-bilionária de gravação musical que não para de crescer.


Racionais Mc's - Vida Loka Parte II (TV Cultura)



Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira), Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edi Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simões - RACIONAIS MC's é um grupo de rap e hip-hop formado na década de 80 na cidade de São Paulo; que protestavam contra a miséria, exclusão social e preconceito racial.



Tim Maia - Ensaio 1992- "Telefone"


Sebastião Rodrigues Maia – TIM MAIA, nasceu no Rio de Janeiro em 28 de setembro de 1942; cantor e compositor introduziu o estilo funk e soul na MPB.
Tim Maia trouxe o funk para o Brasil, descendente de afros, indios, italianos e portugueses teve contato com o movimento Black power em 60 e com os lançamentos de conjuntos e bandas afro norte -americanas; lançou sua banda funk na déc de 70 tornando-se um grande músico cujas músicas embalam festas até hoje.

Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Maia


Alfredo da Rocha Viana Filho - PIXINGUINHA; nasceu no RJ em 23 de abril de 1897. Um dos compositores mais famosos do Brasil, que aos 14 anos já era um dos maiores flautistas. Em 1922 apresentou pela Europa o choro, samba e o maxixe. Veja o site:  http://www.pixinguinha.com.br/sitio/index.php 













Fundo de Quintal


https://www.youtube.com/watch?v=_JodsCF9RFs&list=PLx6EyYkFMUbgAXy8ylW7PrQhCEy08dZ8d



MARIA RITA TÁ PERDOADO
https://www.youtube.com/watch?v=6_3yCEEdx54








TEATRO


Teatro é a arte de interpretar algum fato que eleve o ser humano a reflexão, expressão e comunicação de suas ações,  também é a prática do lúdico permeado de simbolismo, signos e imagens.
Considera-se o tetro grego como a origem do teatro ocidental, principalmente por que é apenas à seus registros escritos que chegamos a ter acesso, enquanto de outras civilizaçãos não temos nenhum resgistro; o que nos impede de conhecermos suas maneiras expessivas aparentadas do teatro .

  • Séc Va.C. (meados): Tépis foi o reponsável pelas primeiras formas reais do teatro; que além de utilizar uma carroça que lhe servia de palco; modificou diversar partes do teatro antigo; como a substituição das máscaras antigas toscamente esculpidas em madeira e de aspecto mosntruoso pelas máscaras de pedaços de tecidos, melhores acabadas e de expressão mais nobre. 

Ao teatro podemos correlacionas alguns elementos entre outros, como por exemplo:

  • Os atores;

  • O teatro;

  • O cenário;

  • Os personagens;

  • O texto;

  • A encenação; etc...
Além dos apsectos trabalhados acima, temos milhares outros relacionados ao tema: TEATRO. Mas a principio pelo menos, devemos compreender o teatro como um insrumento socio-cultural-educativo, que adentrou os séculos mais remotos e continua até hoje encantando o mundo devido seu brilho, dinamismo e emoção.


Em 1948 o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) foi fundado por Franco Zampari, um industrial italiano, que convidou Adolfo Celi para a função de diretor artístico deste teatro.


Zampari criou a companhia de cinema Vera Cruz, empreendimento fundamental para o início da produção cinematográfica no Brasil. Fotos: www.tvcultura.com.br/aloescola/historia/ em 22/04/2010 as 15:57h
Celi foi o primeiro diretor artístico do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em 1949, recém-chegado da Itália. Veio convidado por Franco Zampari, criador do TBC e da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.
Entre os atores formados por Celi estão: Tonia Carrero, Paulo Autran, Maria Della Costa.



























@ Educação Ambiental é Fundamental!

A Educação Ambiental deve ser levada a sério mesmo!
Quantas idéias podem ser postas em prática?
Penso que tudo é possível reciclar!!!
Então mãos a obra gente!

DIca: http://www.facebook.com/pages/Crie-e-Faça-Você-Mesmo/127056710748087









@ E é lá no céu que a terra brilha mais; a grandeza que espanta e brinda tamanha força e paixão!
Pois é! estou de volta para minha terra querida: Belém do Pará! Quero tomar tacacá, lembrar dos bombons de bacuri, castanha do Pará e de muruci, quero me refrescar com um deliciosos suco de cupuaçu, comer açaí com tapioca e peixe frito ( e porque não com charque?!?), e a maniçoba deliciosa?!?!!? Hummmm...
Ai daquele pato no tucupi! Bolo de fubá, caranguejo, camarão, arroz com jambú! ... e comer muito jambo debaixo da árvore rosa que pinta o chão da terra onde nasci!
Quero mesmo é dançar um lindo carimbó, e chegar em casa pra comer pupunha com sal ou açucar!!! Sou paraense e o Égua é Pai-dègua mesmo!
Muitas saudades de todos daqui e vamos lá! 2012 nos espera!!!