AULAS

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias!!!



O que é linguagem ???

A linguagem é um sistema de signos que permite a socialização da comunicação; ela é o que possibilita a comunicação, ou seja, remete-nos à sua função de comunicação. Márcia Molina

Linguagem pode se referir tanto à capacidade especificamente humana para aquisição e utilização de sistemas complexos de comunicação, quanto à uma instância específica de um sistema de comunicação complexo3 . O estudo científico da linguagem, em qualquer um de seus sentidos, é chamado linguística4 . http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem

Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem. http://www.significados.com.br/linguagem/

O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade?... A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm

...e você? O que é linguagem?












OBAAAAA!!!! AULAS DE ARTE COM A PROFª Kathe LCF!!!


Olá gente estudiosa, como vai?!?! Bom mesmo é conhecer você!
Para quem não me conhece sou a profª Kathe L.C.F., da disciplina de Arte; espero que tenhamos bons trabalhos e aprendizagens de qualidade!
Um beijão e @ pra vocês!

Oba!!!!!! Eu também quero!!! Quero participar do blog ARTEMAZÔNIABRASIL!!! Um universo tão rico e cheio de cores!!!


Como vocês já sabem desde nossas primeiras aulas; a arte é um conhecimento pertinente ao ser humano desde sua existência, e independe de religião, sexo, crença, cultura etc; esta (a arte) vem sento objeto de comunicação e expressão das nossas necessidades e potencialidades desde a Pré-história até os dias atuais. 
Existindo as mais variadas técnicas e funções artísticas, percebemos a urgente necessidade de um ensino qualitativo de Arte, para que nos tornemos criticos diante de nossa sociedade em todos os seus aspectos, como o constante bombardeio visual e sonoro que nos é imposto sem que tenhamos meios de defesa! Eis então a disciplina de Arte para nos esclarecer melhor sobre seu, o meu, o nosso universo!

Muitas vezes não nos damos conta do que vem a ser arte, por simplesmente não percebermos que ela está em todo lugar ao nosso redor. Seja em propagandas, revistas, em programas televisivos, na internet, teatros, nos supermercados etc...
Desde a Pré-história o ser humano vem se utilizando da arte para comunicar e expressar suas necessidades e potencialidades diversas.
A arte perpassa toda a história da humanidade, e de acordo com o período histórico, pode dividir-se em:
* Arte na Pré-história;
* Arte Antiga;
* Arte Medieval;
* Arte Moderna;
* Arte Contemporânea.
É Claro que dentro ou junto a esses períodos temos vários outros, mas de ínicio estudaremos estes.
De acordo com a técnica; a arte pode ser dividida em millhares e milhares de especialidades; como por exemplo:
- Desenho;
- Cerâmica;
- Teatro;
- Trançados;
- Pintura;
- Escultura;
- Dança; etc...
Esse é só o início de nossos estudo; logo daremos prosseguimento a este estudo!
Epero que a aprendizagem e a amizade seja frutífera e duradoura!

Beijos! Beijos! Beijos!






Arte História - Arte ANTIGA: Roma


Fundação de Roma é considerada tradicionalmente em 753a.C; cuja formação cultural sofre influências de gregos e etruscos (regiões da Itália sec. XII e VI a.C.)
Etruscos- idéia de realidade vivida;
Gregos - ideal de beleza.

Escultura recebe as influências realistas e práticas (muitos próximas a pessoa retratada) dos etruscos; procurando retratar a beleza idealizada grega.
Os escultores romanos preocupavam-se com esculturas de fácil identificação pelos observadores.

O Historiador Tito Lívio (59a.C -17d.C.) retrata a fundação de Roma partindo de Romulo irmão gêmeo de Remo; surgindo daí muitas outras histórias, como a referente a sacerdotisa Rea Sílvia (mãe) que atribuíra a paternidade dos gêmeos ao deus Marte. Sendo os filhos herdeiros de Alba Longa, seu tio Amulio mandou jogá-los no rio Tibre, almejando ocupar o trono. Os meninos, encontrados e amamentados por uma loba, ao crescerem e tornarem-se reis porém em uma disputa com Romulo, Remo acaba morrendo e Romulo tomar o poder.

Os etruscos vieram da Ásia, e mesmo não construindo um grande império dominaram os os italiotas, e desenvolveu-se em cidades independentes cercadas por muros de pedras com portas de arcos (diferente das arquitraves e colunatas gregas). A pintura e escultura eram complemento da da arquitetura para os etruscos. ao conhecimento relativo ao arco, permitiu aos romanos a construção de abobadas e melhor distribuição de tensões sobre maiores vãos entre colunas (exemplo: panteão, do reinado de Adriano que reunia a grande variedade de deuses do império, sua concepção arquitetônica influencia os templos cristãos posteriormente).